sábado, 19 de janeiro de 2008

Os documentarios e eu ;D

Quinta Feira vi "Jogo de Cena" do Eduardo Coutinho - o que me motivou a falar um pouquinho de documentários aqui.

No geral eu não ia muito com a cara dos documentários. Os primeiros da minha vida eram lentos e me passavam aquela sensação insossa de Discovery Channel e suas familias de Guepardos; os seguintes eram os americanos que - eram bons - mas depois de um tempo me passavam uma sensação incomoda de Panfletarismo. As idéias defendidas eram boas e justas, ok.... mas ainda sentia falta de um contra-ponto e isso me afastava deles depois de um tempo.
Carreguei essa cisma comigo por um bom tempo.... Eu via documentários mas eles não me satisfaziam e por mais surreal que possa ser o que me fez mudar a opinião foi o jornalismo esportivo (o_O) da ESPN Brasil na Copa de 2002.
Já falei essa estória inumeras vezes pra alguns amigos mas lá vou eu de novo: Nesse ano o canal não tinha permissão para mostrar os jogos dai a alternativa usada foi a de mostrar pessoas assistindo as partidas
Eu não lembro de praticamente nada com excessão do dia que o Brasil jogou contra o Porto Rico (ou era Costa Rica?) e a idéia era "mostraremos o jogo do ponto de vista da Costa Rica" (ou era Porto Rico?) - Foram então a uma cidade (acho que ) no interior de Góias com o mesmo nome.
O andamento da máteria e os personagens que surgiam na cidade - junto com a propria sacada do nome - me fez mudar a birra com o telejornalismo e , consequentemente, com os documentários: Dava sim pra contar boas (e verdadeiras) estórias sem cair no panfletarismo ou no sono.
Com o tempo vi outras coisinhas aqui e ali que foram me dando maior boa vontade com o gênero e me fez chegar a esse ponto que estou - assisto como assistira um drama ou uma comédia, morreu o preconceito.
O Coutinho ajudou um pouco a perder esse tipo de birra, assisti "Cabra Marcado Pra Morrer" e parte do "Edificio Master" na faculdade e gostei, fiquei tambem interessado em "Babilônia 2000".
A confirmação do respeito por ele foi com "Jogo de Cena" que desde seu lançamento era o filme que eu mais queria ir assistir (mas me enroleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei) dessa safra de verão - a tal da safra dos Oscarizaveis à proposito......

Atual filme que tá em minha mente (depois de "O Gangster") é "Santiago" mas bem..... estou realmente achando que eu demorei muito pra ir ve-lo e logo logo nem da mais - já ta a muito tempo em cartaz e bem..... eu me enroleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei


Proximo post vou falar sobre os filmes que mais gostei ano passado (eu quase nunca vejo filme =//////////////////// ) - e ... ora vejam só ? eram documentarios (viva o CCSP!!! Vi todos de graça =D)

(sim, to querendo evitar posts gigantescos..... minha ideia inicial era falar deles nesse post mesmo)

4 comentários:

Xianya disse...

restrospectiva 2007? rs

kerberos2001 disse...

Hum... sinistro...

Fora os documentarios do DChannel, sobre a vida marinha, e seus tubarôes.

Mas sei la, ultimamente o discovery channel tem mudado um pouco a linha, e os documentários estão mais legaizinhos... Mas ainda prefiro mais NGC e The history channel; Neles, os documentários são realmente legais.

Mas é issae, a gente passa, a vida passa, e vamos descobrindo novos gostos e questões, e mudando nosso estilo (sou a prova viva disso! u.u).

Débora Rangel disse...

O Discovery fica repetindo as imagens, isso cansa.
Minha visão sobre documentários mudou quando eu estava no segundo ano da faculdade, desde então, eles são mágicos pra mim.
Recomendo Ilha das Flores e a Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos.

Ana Carol disse...

gosto de documentários!
mas os do discovery são os mais monotonos!

Ilha das flores é um clássico...conheço esse desde os 10 anos...deve fazer parte do curriculo escolar das escolas de Londrina...ctza!

pois é..meu blog vai ficar abando nado pq to viajando....mas logo volta!