segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dois documentarios e eu

Como já havia antecipado vou falar dos filmes que mais gostei ano passado - que por sua vez eram documentários
Eu raramente vou ao Cinema - ano passado devo ter visto só dois ou três filmes. Em casa, como tenho subrinhos , irmã, mãe pra dividir o aparelho eu raramente tenho paciencia pra ver algo.... gosto de assistir e ter tempo de pensar no que to vendo e muita gente falando em volta pode ser chato (ou eu sou anti-social com minha familia o_O sei lá)
De qualquer jeito - eu gosto de filmes mas raramente eu assisto.

Gosto de muita coisa que não faço e faço muita coisa que não gosto, da pra resumir assim (ai ai.... eu não to nos meus melhores dias hoje).

Estudando perto do Centro Cultural São Paulo muitas vezes vou pra lá como refugio, seja esperando a aula começar, seja porque acabava antes. Muitas vezes fui pra lá por ir - não tinha bons programas de fins de semana e sabia que algo estaria acontecendo. Era/é o meu quintal.
Foram nessas situações que os vi - e como sabemos, a sala escura (mesmo uma pequena) garante um clima perfeito pra se impressionar com um filme desconhecido
Esses filmes não foram os únicos, melhores ou qualquer coisa assim. Não tem a ver com estilo ou têcnica, com relevancia ou o que for. É simplesmente o caso de ter entrado na sala sem saber o que ia ver e sair consciente de que "uau...." Manjo ;D?
Videograma de uma revolução França, 1993, cor, 105’, 35mm

Era uma semana inteira dedicada ao Harun Farocki, documentarista alemão - Vi 3 filmes mas nenhum me impressionou tanto quanto esse.
Mais que um "documentario" é um "documento" histórico - ou melhor, uma coleção de documentos: Um apanhado de gravações caseiras e oficiais que mostram a revolução romena de 89.
Sem tanta intenção de defender uma causa ou lado mostra o que foi gravado por moradores, pessoas nas manifestações de rua nos ultimos dias de Ditadura, desde o ultimo discurso do até a morte do antigo lider, uma semana depois.
De mais chamativo pra mim foram as "negociações" entre os representantes da TV Estatal e os lideres, o momento que o exercito abriu mão de lutar contra a população e permitiu que eles invadissem as ruas, a fuga do ditador da sede do governo (em 3 angulos diferentes ;D) e outras coisas que não me lembro u,u.
Se você ficava se perguntando "como acontecia uma revolução?" aquele filme da uma demonstraçãozinha da primeira revolução "filmada" da história.

"Farocki e o co-autor Andrej Ijica recolheram filmes amadores e emissões da televisão estatal romena, depois da sua ocupação por manifestantes, em dezembro de 1989. São imagens e sons da primeira revolução histórica, na qual a televisão desempenhou um papel fundamental. Com Thomas Schultz."

Crônica De Um Verão
Chronique D'Un Été (França, 1960).
De
Jean Rouch. Cores. Duração 90’.
Você é feliz ? Numa proposta de Cinema Verdade (que me fez entender ainda mais o Coutinho) Varias pessoas são interrogadas sobre isso - chegando até os "personagens" principais. Falando sobre sua vida, seu passado, os cruzando, eles vendo o filme no final dando suas opiniões - do filme e das outras pessoas que participaram.
Coutinho bebeu (muito) disso e como eu gosto do estilo dele..... ;D tenderam né?

"Durante o verão de 1960, o sociólogo Edgar Morin e Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender sua concepção de felicidade. Durante alguns meses este filme-ensaio segue, ao mesmo tempo, tal enquete e também a evolução dos protagonistas principais. Ao redor da questão inicial « Como você vive ? Você é feliz ?», rapidamente aparecem problemáticas essenciais como a política, o desespero, o tédio, a solidão… Finalmente, o grupo interrogado durante a enquete se reúne em torno da primeira projeção do filme acabado, para discuti-lo, aceitá-lo ou rejeitá-lo. Com isso, os dois autores se encontram diante da experiência cruel, mas apaixonante, do « cinéma-vérité », ou seja, do cinema- verdade."

Um comentário:

Ana Carol disse...

Eu me interessei pelo segundo...são questionamentos tão rotineiros mas que nunca são respondidos...se por um acaso eu achar em Londrina, vou assistir!
XD

Ahhh..gostei de Notícias de Cianorte!!